Uma drogaria é formada por diversos setores que trabalham de forma integrada para que seus objetivos sejam atingidos. Por isso, é essencial ter uma efetiva gestão em drogarias de forma estratégica.
De modo geral, a gestão em drogarias é o gerenciamento de todos recursos e processos de um negócio a fim de alcançar os resultados esperados.
A gestão em drogarias quando bem aplicada representa a forma de gerir uma organização como um todo, com foco em atividades que passam por toda estrutura empresarial.
Ela envolve questões como a análise da organização e do ambiente competitivo, a definição de objetivos, a implementação das atividades e a mensuração de resultados.
Neste artigo, vamos falar dos principais pontos que sua farmácia precisa prestar atenção na gestão em drogarias para ter sucesso no varejo farmacêutico.
Também recomendamos a leitura de:
>> Gerente de farmácia: como se destacar no mercado
>> 7 desafios de como administrar farmácia e drogaria
>> Sistema de farmácia: 15 vantagens de usar um programa ERP
O que você quer ler primeiro?
Qual a importância da gestão em drogarias?
Na farmácia, não basta aplicar ideias pontuais sem nenhum critério, é necessário gerar valor a partir da criatividade e organização.
É aí que entra a gestão em drogarias, promovendo a estruturação das ideias em um processo composto por início, meio e fim.
O propósito deve ser a melhora de algo em função da novidade, criando novas oportunidades de mercado que a concorrência ainda não enxergou.
Por isso, a gestão em drogarias aplicada no estabelecimento deve ser pensada estrategicamente, envolvendo recursos, modelos e ferramentas.
Cabe à gestão avaliar a viabilidade de novos projetos, identificando as intervenções necessárias, as formas para sua implementação e os benefícios que podem ser obtidos.
Além disso, a gestão em drogarias pensa em como fomentar essa cultura na empresa, estimulando o envolvimento de todos os colaboradores e propiciando um ambiente criativo.
Dentre os seus principais objetivos da gestão em drogarias, podemos destacar:
- melhor utilização dos recursos;
- mais eficácia no atendimento;
- otimização dos processos operacionais;
- maior lucratividade, seja pelo aumento das vendas ou pela redução de custos.
Como a gestão contribui para o sucesso da drogaria?
Em um mercado cada vez mais competitivo, em que o cliente tem o poder de decisão, é cada vez mais importante que as empresas se diferenciem da concorrência para conseguir crescer.
Nesse sentido, a gestão em drogarias deve ser vista como uma vantagem competitiva.
Por isso, além de emplacar novas ideias e usar a criatividade para encantar consumidores, é importante realizar um estudo de mercado, se informando sobre as necessidades dos clientes para que a gestão seja aplicada levando em conta esses aspectos.
Essa percepção da gestão é fundamental para que a farmácia consiga se adequar ao mercado e se posicionar melhor do que os concorrentes, não só atendendo às expectativas dos consumidores mas também superando-as.
O grande mérito da loja que aplica a gestão em drogarias gestão é oferecer ao cliente algo que ele nem sabia que precisava, uma solução que ele nem imaginava ser possível para o seu problema.
Assim, é preciso ter em mente alguns objetivos:
- criar produtos e serviços inovadores em relação ao que há disponível no varejo farmacêutico;
- desenvolver processos que transformem a forma como as atividades e os produtos são feitos ou ofertados;
- mudar a forma de realizar negócios no varejo farmacêutico, tanto no posicionamento como na forma de buscar novos mercados;
- implementar novos modelos de negócio e mudar a maneira como a empresa desenvolve suas estratégias.
Como criar uma cultura de gestão na drogaria?
Agora que você já sabe a importância de aplicar a gestão em drogarias e como isso pode ser um diferencial competitivo entre a concorrência do varejo farmacêutico, chegou a hora de falarmos sobre como alcançar esses resultados na prática.
Reunimos aqui algumas dicas para você implementar esse tipo de cultura em seu negócio, criando um ambiente propício para o sucesso no varejo farmacêutico. Confira!
Crie uma cultura de análise de dados
Em primeiro lugar, é essencial entender que a gestão em drogarias tem foco nas atividades e nos resultados futuros, no curto, médio e longo prazos.
No entanto, antes de dar os próximos passos, é preciso saber qual a situação da empresa.
É essencial avaliar a eficiência de políticas internas, diretrizes e práticas do negócio. Também é preciso ter atenção às oportunidades e às ameaças do ambiente externo, como entrada da concorrência ou mudança no comportamento do cliente.
Esse diagnóstico não deve ser baseado em achismos, mas em dados concretos, descobertos por meio de pesquisas de mercado ou de métricas de desempenho.
O importante é que a farmácia entenda onde está acertando ou errando para definir suas próximas ações e buscar os resultados esperados.
Nesse contexto, olhe sempre para os indicadores fornecidos pelo sistema da drogaria.
Tenha sempre metas bem definidas
Após ter o diagnóstico em mãos, é crucial que os gestores definam quais são as metas que a farmácia deve alcançar.
Nesse sentido, vale dizer que os objetivos não devem focar somente em questões pontuais.
É indispensável que a farmácia tenha consciência que as vendas só aumentam quando existem melhorias em outros setores, como na otimização das ações de marketing e na qualificação dos funcionários.
É possível partir de alvos maiores, por exemplo, e desdobrá-los em objetivos específicos para um setor.
Estabeleça um plano tático
A partir do momento em que a farmácia sabe onde está e onde pretende chegar no varejo farmacêutico, é possível definir como o negócio caminhará.
Para isso, é necessário que a loja esteja atenta a aspectos como o seu orçamento, os fluxos financeiros, o capital de giro, a saúde financeira, entre outros.
Nesse momento, é preciso desenvolver e aplicar ações com o objetivo de levar a farmácia a alcançar os resultados esperados.
Da mesma forma que as metas, o plano tático pode ser pensado em um contexto geral do varejo farmacêutico e ser desdobrado para ações específicas, como o treinamento de equipes e o investimento em novas tecnologias.
Monitore os resultados da drogaria
Um dos pontos centrais da gestão em drogarias é o controle das ações e de seus resultados.
Portanto, é indispensável entender e avaliar se as ações previstas estão sendo devidamente executadas e se estão conduzindo a empresa aos resultados esperados pelos gestores.
Nesse sentido, é possível utilizar alguns indicadores chave de desempenho (KPIs), que podem ser devidamente medidos de forma regular.
Para isso, é essencial contar com o uso de ferramentas específicas, como softwares de gestão (logo abaixo, falamos disso de forma detalhada), análises corporativas e relatórios.
A partir do momento que a farmácia passa a ter dados e informações estratégicas em mãos, é possível corrigir desvios ou erros, além de tomar melhores decisões.
Escute os colaboradores da drogaria
Para poder fazer gestão em drogarias é preciso ouvir os colaboradores.
Nesse sentido, além de adotar processos que favoreçam a colaboração e exposição de novas ideias, os gestores precisam estar abertos a recebê-las, tanto formal quanto informalmente.
Sessões de brainstorming, concursos e programas de inovação podem ser um caminho. Além disso, o próprio ambiente físico pode ser inspirador, favorecendo a gestão.
Um mural de colaboração para o compartilhamento de ideias na copa ou um painel pintado no vestiário são exemplos de ferramentas que podem ser usadas no espaço.
Outro ponto importante é sempre valorizar as atitudes por parte dos funcionários, reconhecê-las mesmo que algum projeto não seja adotado e encorajá-los a continuar criando novas soluções para a farmácia.
Otimize os processos de gestão em drogarias
Modelos de gestão menos baseados em hierarquias são mais favoráveis ao sucesso da farmácia.
Isso acontece porque processos flexíveis e transparentes, com métodos baseados na meritocracia e na colaboração, criam um ambiente propício para o surgimento de novas ideias.
Neles, todos contribuem e participam. Além de deixar os processos de gestão organizados, eles precisam ser aliados constantemente.
Pois, assim como os canais de comunicação, pontos de contato e meios de atender o cliente estão em constante evolução, as metodologias de gestão também precisam estar.
Automatize os processos da drogaria
Além de otimizar a operação e aumentar a eficiência, com a automatização de processos é possível economizar recursos que podem ser investidos em projetos inovadores no varejo farmacêutico.
Por outro lado, oferecer um serviço automatizado aos clientes transmite a ideia de inovação, associando esse valor à sua marca da farmácia.
Tão importante quanto fomentar novas ideias é garantir a viabilidade e aplicabilidade delas. Nesse sentido, a gestão no varejo farmacêutico é crucial, estruturando o processo em entradas, processamento e resultados.
Como dica, o InovaFarma é um sistema completo para automação e gestão de drogarias. Peça uma demonstração gratuita e veja como funciona na prática! Se preferir, chame no WhatsApp!
Conclusão
Hoje, mais do que nunca, investir na gestão em drogarias é sinônimo de ter uma loja muito mais competitiva para alcançar o sucesso no mercado tão competitivo.
Não há mais espaço para falta de gestão dentro das drogarias, é preciso contar com bons software de farmácia, como o InovaFarma, além de manter processos bem definidos e colaboradores bem treinados.
E se você precisa de mais conteúdos sobre gestão em drogarias, se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nosso perfil no Instagram.