As redes de farmácia vêm ganhando protagonismo no cenário do varejo farmacêutico. É inegável a presença cada vez mais acentuada desse modelo de negócio no mercado. Mas você sabe realmente o que é uma rede de farmácia?
Para explicar os principais tipos de redes de farmácias, suas vantagens e desvantagens, trouxemos esse texto que irá explicar de forma clara para que você entenda. Confira!
Achamos que você também vai gostar de:
>> 12 dicas para a farmácia negociar com representantes de medicamentos
>> Quantas farmácias tem no Brasil? Veja os principais números do varejo farmacêutico
>> Mercado farmacêutico no Brasil: confira os números do varejo para sua farmácia
O que você quer ler primeiro?
Farmácias e Drogarias
Antes de falarmos sobre redes de farmácias é importante entender sobre a diferença entre farmácia e drogaria:
- Farmácia pode vender e manipular medicamentos (existem diversos tipos de farmácias);
- Drogaria só pode vender medicamentos em suas embalagens originais.
Uma farmácia ou uma drogaria podem pertencer a uma Rede!
Rede de farmácia
O que é uma rede de farmácia? Uma rede de farmácia é basicamente a “união” de várias lojas que seguem um mesmo padrão e modelo de gestão. A rede de farmácia é formada por uma matriz (primeira loja aberta) e demais filiais (lojas abertas posteriormente).
A rede de farmácia ou rede farmacêutica é, em sua maioria, privada, ou seja, possuem a mesma base de CNPJ pertencendo ao mesmo titular.
Podemos dizer, a grosso modo, que uma rede nada mais é do que um conjunto lojas, consistindo de uma matriz e uma ou mais filiais. Existem basicamente 4 tipos de redes de farmácia no Brasil.
Tipos de Rede de Farmácia
- Rede Independente;
- Franquia;
- Associativa; e
- Cooperativa.
Rede de Farmácia Independente
Uma rede de farmácia Independente consiste em um agrupamento de lojas de um mesmo dono e/ou sócios. Geralmente uma rede de farmácia independente surge a partir de uma farmácia pequena que se expande abrindo sua primeira filial, e posteriormente continua abrindo filiais.
Normalmente o dono (e/ou sócios) são os responsáveis por definirem o método e a abordagem de gestão e posicionamento da loja no mercado.
Vantagens da Rede de Farmácia Independente
- não seguem regras de terceiros (são independentes);
- não possuem cobrança de taxas ou percentuais sobre a marca;
Desvantagens da Rede de Farmácia Independente
- geralmente não possuem um método sólido de gestão;
- processos e atividades são manuais e com pouca automação;
Rede de Farmácia Franquia
Também conhecida como franchising ou franchise, a rede de farmácia do tipo franquia se configura quando ocorre a venda da licença do franqueador (dono da marca) ao franqueado (pessoa autorizada a explorar a marca).
Explicando melhor: a franquia acontece quando um franqueado “compra” os direitos de uso de uma determinada marca de farmácia (franqueador), assim, pode usar a mesma infraestrutura, modelo de gestão, marketing, patente e conhecimento de negócio (know-how). O franqueado paga uma taxa ou percentual ao franqueador para usar sua marca, conhecido como royalties.
Vantagens da Rede de Franquias
- modelo de negócio formatado (já testado no mercado);
- mesma identidade visual;
- auxílio na gestão do negócio;
- menos risco de quebrar.
Desvantagens da Rede de Franquias
- pagamento de taxas e percentagens ao franqueador;
- pouca ou nenhuma autonomia nas tomadas de decisão;
- a marca não é própria (marca de terceiros).
Rede de Farmácia Associativa
Uma rede associativa costuma ser aquela constituída por empresários independentes, em sua maioria de pequeno e médio porte, com o intuito de ganharem mais força competitiva no mercado. O que configura de fato o associativismo é a colaboração mútua entre empresas que têm interesses em comum.
Nesse modelo, por exemplo, várias farmácias e drogarias de donos diferentes se reúnem e formam uma associação, como se fosse “um grande grupo de compras”.
Assim ao invés de uma única farmácia negociar com o fornecedor farmacêutico, a rede associativa negocia por todos os associados da rede de farmácia.
Vantagens da Rede de Farmácia Associativa
- maior poder de influência no mercado (representatividade);
- defesa mútua de interesses;
- poder de barganha com fornecedores;
- auxílio na gestão das lojas;
- fortalecimento das estratégias de marketing;
Desvantagens da Rede de Farmácia Associativa
- as decisões ficam por conta de terceiros (comitê gestor).
Rede de Farmácia Cooperativa
Uma rede de farmácia cooperativa é aquele agrupamento de donos de farmácias com objetivo de cooperarem entre si, afim de obter vantagens para o negócio.
Em outras palavras, cada farmácia da rede cooperativa tem autonomia para tomar suas próprias decisões, entretanto, há uma “troca” de informações entre ambos, para ganho de vantagens competitivas.
Vantagens da Rede de Farmácia Cooperativa
- troca constante de informação de negócio;
Desvantagens da Rede de Farmácia Cooperativa
- poder de decisão descentralizado (cada loja é autônoma);
- pode não haver uma padronização (gestão/marketing/processo).
5 maiores rede de farmácia do Brasil
- Raia Drogasil (1.800 lojas – R$ 18,396 milhões de faturamento em 2020)
- Drogarias Pacheco e São Paulo (691 lojas – R$ 9,735 milhões de faturamento em 2020)
- Farmácias Pague Menos (1.100 lojas – R$ 6,759 milhões de faturamento em 2020)
- Panvel (400 lojas – R$ 2,873 milhões de faturamento em 2020)
- Clamed (500 lojas – R$ 2,342 milhões de faturamento em 2020)
Fonte: Ranking Ibevar
>> Lista Completa: 100 medicamentos mais vendidos em farmácia
Qual tipo de rede de farmácia é melhor?
Depende! Cada um dos tipos de redes de farmácias possui suas peculiaridades e prosperam sob condições distintas do mercado, como:
- região e localização da loja;
- posicionamento de mercado;
- público alvo atendido;
- tipo de produtos vendidos;
- modelo de gestão.
O fato é que existem muitas oportunidades ainda não exploradas no mercado de varejo farmacêutico no Brasil. Como mostra o gráfico abaixo, segundo dados do IQVIA (2022) são cerca de 60% das farmácias são independentes, 16% são grandes redes e 24% são redes associativistas.
Como minha loja pode entrar para uma rede de farmácia?
Como dito no início desse texto, uma rede é constituída por uma matriz e pelo menos uma filial. Desse modo, se você já proprietário de uma loja, basta então abrir sua segunda loja com a mesma base de CNPJ da primeira loja, sendo, portanto, a primeira filial de sua farmácia, logo, você terá sua rede de farmácia.
A outra possibilidade de ingressar em uma rede é tornar-se sócio de uma rede já constituía, porém, nesse caso, bem mais oneroso e difícil.
Seguindo outra vertente é possível que sua única farmácia faça parte de uma rede por meio da compra de direitos de uma rede, ou seja, sua loja pode ser franqueada de uma rede de farmácia.
Associação e federação de farmácia
Além das redes de farmácias, também existem as Associações ou Federações, que representam e defendem os interesses de seus associados ou filiados, como por exemplo, redes de farmácias e drogarias.
Podemos dizer que associações e federações são um conjunto de redes de farmácias, que se unem para “ganhar” força sob o ponto de vista mercadológico e político. Uma rede de farmácia pode ser filiada em uma associação ou federação!
Conclusão
Ao longo desse texto podemos notar que existem diversas vantagens e desvantagens de uma rede de farmácia, além disso, são vários modelos disponíveis no mercado.
Ao olharmos para os números, observamos que as redes de farmácia não são maioria no país, entretanto, estão em ritmo de crescimento.
E para que sua farmácia, seja ela, independentes ou uma rede, você precisa contar com soluções de automação e gestão para otimizar a operação, ganhar tempo e aumentar as vendas.
Nesse sentido, o InovaFarma pode te ajudar! Fale agora mesmo com nosso consultor e peça sua demonstração gratuita, sem custo e sem compromisso. Se você preferir, chame pelo WhatsApp!
Antes de ir, não esquece de se inscrever no canal do YouTube e seguir a página do Instagram!