Nos últimos anos ouve uma crescente demanda por vitaminas em farmácias, isso de se deve pelo fato da população estar em busca de produtos que aumentam a imunidade do corpo. Essa atitude pode ser explicada pelo pandemia do Coronavírus, sendo muito difundida a importância de manter o sistema imunológico em dia, gerando um frenesi na população por vitaminas.
De fato as vitaminas têm sua parcela de contribuição para a imunidade do corpo, entretanto quando usada de forma errônea tem o efeito contrário, trazendo riscos para a saúde das pessoas. Nesse contexto os profissionais precisam fica atentos à venda de vitaminas em farmácias, de modo a orientar de forma ética os benefícios desses produtos para a população.
Pensando nisso, preparamos nesse artigo 5 dicas de como vender vitaminas em farmácias e drogarias, que podem ser usadas no dia a dia. Confira!
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O que você quer ler primeiro?
O que é uma vitamina?
Vitamina é uma molécula orgânica (que apresenta carbono em sua estrutura) que é necessária em poucas quantidades para o correto funcionamento do corpo humano. Sendo um pouco mais específico, podemos dizer que as vitaminas são uma espécie de catalisador, isto é, aceleram a velocidade de uma reação química no organismo.
Quando nosso corpo tem falta de vitaminas, algumas atividades essenciais para o suporte à vida podem ser prejudicadas, como por exemplo a transformação dos alimentos em energia, chegando ao ponto de evoluir para problemas graves de saúde.
Geralmente uma dieta balanceada já é o suficiente para nosso corpo adquirir as vitaminas necessários, entretanto em alguns casos, é preciso fazer uma complementação dessas vitaminas. Elas estão presentes nos alimentos, porém em menor quantidade, por isso em alguns casos é recomendado a ingestão de vitaminas vendias em farmácias.
Vitamina é um medicamento?
Depende. A legislação sanitária regulatória no Brasil divide as vitaminas em duas grandes categorias:
- suplementos vitamínicos/minerais
- medicamentos à base de vitaminas e minerais
Segundo a Portaria nº32/98, quando os suplementos vitamínicos/minerais contém entre 25 a 100% da Ingestão Diária Recomenda (IDR), não são considerados medicamentos, sendo portanto alimentos com finalidade de complementação de nutrientes da dieta para uma pessoa saudável.
Agora os medicamentos à base de vitaminas e minerais são aqueles que contém esquemas posológicos (concentração) diários acima dos 100% do IDR. Lembrando que os medicamentos à base de vitaminas podem causar problemas à saúde quando usados de forma incorreta, justamente por sua concentração ser elevada em relação à ingestão diária recomendada.
Farmacêutico pode prescrever vitaminas em farmácias?
É importante entender que as vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas isolados ou associados entre si, são isentos de prescrição, isto é, podem ser vendidos sem receita médica. Porém isso não isenta o farmacêutico de orientar sobre a ingestão diária recomendada segundo a Resolução nº 656/20.
Cabe destacar que o profissional nutricionista conforme estabelece o artigo 4º, inciso VII da Lei n° 8.234/91: “prescrição de suplementos nutricionais, necessários à complementação da dieta”, deve ser consultado para elaborar uma dieta conforme as necessidades metabólicas de cada pessoa, e assim indicar as concentrações adequadas para cada pessoa.
Vale a pena vender vitaminas em farmácias e drogarias?
Conforme pesquisas pelas associações ABIAD, ABIFISA e ABENUTRI foi constatado que a população brasileira vêm gradualmente aumentando o consumo por vitaminas e suplementos alimentares.
54% dos consumidores buscam por algum tipo de vitamina ou suplemento alimentares
Além do aumento pela procura de vitaminas em farmácias, esses produtos não costumam ter PMC – Preço Máximo ao Consumidor, isto é, são liberados pelas órgãos reguladores, o que na prática significa uma maior margem de lucro para as farmácias.
Outro fato que favorece a venda de vitaminas em farmácias é sobre a liberação de dispensação desses produtos, visto que sua maioria não exige prescrição médica para ser vendida na drogaria. Mas isso não quer dizer que eles não são prejudiciais para a saúde quando usados inadequadamente, por isso sempre manter o cuidado na hora de dispensar.
5 dicas de como vender vitaminas em farmácias
1. Conheça sobre os tipos de vitaminas antes de indicar
Não basta apenas oferecer vitaminas em farmácias e drogarias sem conhecer suas indicações e principais benefícios. O mínimo que se espera é uma indicação correta que vai proporcionar um benefício para a saúde do paciente. Hoje é comum uma pessoa fazer uma pesquisa na internet e conhecer mais sobre o produto que está comprando.
Muitas pessoas já chegam na farmácia já decidias do que querem comprar, ao passo que os colaboradores devem estar bem informados sobre os produtos. Outros consumidores querem tirar dúvidas na hora da venda de vitaminas em farmácias, e nesse ponto o atendente deve estar preparado para melhor orientar o paciente. Abaixo listamos algumas vitaminas e suas indicações:
Lista de vitaminas e seus principais benefícios
- Vitamina A (auxilia na visão, melhora a pele; imunidade e metabolismo do corpo);
- Vitamina B (ajuda no funcionamento das enzimas do corpo, fortalece o metabolismo);
- Vitamina B1 (atua na produção de energia para o corpo);
- Vitamina B2 (auxilia na formação de células vermelhas no sangue e melhora a imunidade);
- Vitamina B6 (auxilia o sistema imune e metabolismo energético);
- Vitamina B8 (responsável por auxiliar na energia e excreção dos resíduos de proteína);
- Vitamina B12 (auxilia na formação de células vermelhas no sangue);
- Vitamina C (auxilia na absorção de ferro dos alimentos, melhora a imunidade, atua nos radicais livres);
- Vitamina D2 (auxilia na formação de ossos e dentes, ajuda o sistema imune e muscular);
- Vitamina D3 (ajuda na prevenção e na melhora do diabetes e esclerose múltipla);
- Vitamina E (antioxidante que atua nos dados causados pelos radicais livres);
- Vitamina K (auxilia na coagulação do sangue e manutenção dos ossos).
Minerais para suplementação
- Magnésio (auxilia no controle do diabetes, pressão arterial, cardiovascular e tem ação anti-inflamatória)
- Zinco (auxilia na cicatrização de ferimentos na pele e fortalecimento de cabelos e unhas);
- Ferro (reduz risco de doenças, auxilia as funções dos músculos e cérebro);
- Cálcio (auxilia na saúde dos ossos).
Fonte: IN 28/2018
É importante também você saber qual é a ingestão diária recomenda para cada vitamina, pois isso é fundamental na hora de fazer a dispensação e venda das vitaminas em farmácias. Se não estiver familiarizado com a vitamina, procure sempre informações no rótulo e embalagem do produto, antes de fazer uma indicação para o cliente.
Ingestão diária de vitamina recomendada para adultos
Nutriente | Unidade | Recomendado |
Proteína | g | 50 |
Vitamina A | micrograma RE | 600 |
Vitamina D | micrograma | 5 |
Vitamina C | mg | 45 |
Vitamina E | mg | 10 |
Tiamina | mg | 1,2 |
Riboflavina | mg | 1,3 |
Niacina | mg | 16 |
Vitamina B6 | mg | 1,3 |
Ácido fólico | micrograma | 240 |
Vitamina B12 | micrograma | 2,4 |
Biotina | micrograma | 30 |
Ácido pantotênico | mg | 5 |
Vitamina K | micrograma | 65 |
Colina | mg | 550 |
Cálcio | mg | 1000 |
Ferro | mg | 14 |
Magnésio | mg | 260 |
Zinco | mg | 7 |
Iodo | micrograma | 130 |
Fósforo | mg | 700 |
Flúor | mg | 4 |
Cobre | micrograma | 900 |
Selênio | micrograma | 34 |
Molibdênio | micrograma | 45 |
Cromo | micrograma | 35 |
Manganês | mg | 2,3 |
Fonte: RDC 269/05
2. Saiba comunicar os benefícios das vitaminas para os clientes
Além de conhecer os aspectos técnicos e dosagens, a forma de comunicar para “que serve” um produto específico, é determinante para a venda de vitaminas em farmácias e drogarias. A dica aqui é nivelar sua fala com os conhecimentos do cliente.
Não vai adiantar você explicar de forma muito técnica os benefícios da vitamina, pois a pessoa não vai entender. Portanto para vender vitaminas em farmácias é também preciso saber se comunicar! Confira alguns exemplos para melhorar sua comunicação na hora de vender vitaminas em farmácias:
Argumentos de como vender vitaminas em farmácias e drogarias:
“O Sr.(a) sabia que a Vitamina A é muito boa para a visão! Isso mesmo, ela atua na retina e tem o poder de impedir o crescimento de células ruins!. Como se não bastasse, a vitamina A também ajuda a evitar doenças do coração e segundo pesquisas, até alguns o aparecimento de alguns tipos de câncer. Tudo isso por que a Vitamina A tem ação antioxidante!”
“A vitamina D é muito indicada para precaver problemas nos ossos, porque essa vitamina ajuda a regular o metabolismo de cálcio e fósforo, que atuam diretamente nas células ósseas. O Sr. (a) ainda sabia que pessoas com pouca Vitamina D no corpo correm mais riscos de desenvolver infecções?”
“O Sr.(a) já ouvir falar de radicais livres? Eles são perigosos para o nosso corpo, por isso é importante manter sempre em dia a Vitamina E, pois ela ajuda a prevenir a formação desses radicais livres. Além do mais, a Vitamina E auxilia na prevenção de doenças crônicas.”
“A Vitamina K é muito importante para a saúde dos nossos rins, ela é quem ajuda na formação de proteínas que são fundamentais para o funcionamento dos rins, e outros tecidos do corpo”
Nesses exemplos o atendente de farmácia consegue explicar o benefício na vitamina de forma clara para a pessoa, justificando com alguns termos mais técnicos, mas de fácil compreensão, facilitando a venda de vitaminas em farmácias.
Lembrando que é preciso ter certeza no que está falando, tome cuidado com falsas informações, por isso é fundamental aprofundar um pouco mais no estudo desses produtos, para ter segurança na hora de vender vitaminas em farmácias.
E claro, é indiscutível que o atendimento farmacêutico é ponto chave na venda de vitaminas em farmácias. É preciso adequar sua abordagem conforme cada tipo de clientes, pois sempre existem perfis diferentes, uns preferem uma maior atenção, outros desejam mais “espaço” do atendente. Mas em via de regra, sempre respeite a decisão final do paciente, e evite a “empurrar” produtos desnecessários aos clientes.
3. Tenha no mix de produtos as vitaminas que são mais procuradas
Não basta apenas saber como vender vitaminas em farmácias se o seu estabelecimento não ter nos estoques os produtos que os consumidores estão mais buscando no momento. Nesse sentido manter um bom sortimento de itens se faz necessário, sempre com auxílio de sistema de controle de estoque, permitindo que o gestor analise a curva de demanda por período.
Existem sazonalidade durante o ano, e isso afeta a demanda por determinado tipo de vitaminas em farmácias, como por exemplo a Vitamina C. Ela é muito popular entre as pessoas como sendo principal vitamina para aumentar a imunidade perante doenças infecciosas.
Então, geralmente, quando as temperaturas caem em regiões do país, se nota uma maior procura por Vitamina C, pois no frio a disseminação de doenças infecciosas é mais comum entre as pessoas. Além dos períodos sazonais, você deve prestar atenção nas vitaminas mais populares para compor o mix de produtos.
Segundo as mesmas pesquisas realizadas pelas associações ABIAD, ABIFISA e ABENUTRI, os suplementos e vitaminas que os consumidores estão mais procurando em farmácias e drogarias são:
Vitaminas em farmácias mais procuradas
- ácidos graxos (ômega-3);
- aminoácidos (BCAA);
- minerais (cálcio);
- óleos (óleo de fígado de bacalhau);
- plantas (goji berry);
- proteínas (whey protein); e
- vitaminas (multivitamínicos)
Uma novidade em relação as vendas de vitaminas em farmácias são os produtos em gomas. Ao contrário das tradicionais cápsulas, já estão disponíveis no mercado as vitaminas em gomas, que são bem mais aceitas pelo público infantil. Apostar nessa novidade é uma ótima estratégica para o mix de produtos se diferenciar.
Além de sempre manter o mix renovado com novidades, é necessário oferecer multivitamínicos que já são populares entre as pessoas, principalmente pois essas vitaminas em farmácias são amplamente divulgadas em campanhas de marketing.
Vitaminas em farmácias mais populares
- Centrum Select (Pfizer) – para idosos
- Diarium Multivitamins (Vitamin Life)
- Glamour Nutrition Hair Skin and Nails Midway (Midway Labs)
- Lavitan Kids Comprimidos Mastigáveis (CIMED) – para crianças
- Multivitamínico Complete Multi-Vit (Athetica Nutrion)
- Multivitamínico Dux Nutrition (DUX® Nutrition Lab)
- Multivitamínico Feminino Centrum Mulher (Pfizer)
- Multivitamínico Lavitan A-Z (CIMED)
- Multivitamínico Multimax Complex (Max Titanium)
- Multivitamínico Revigoran A-Z (Nutrends)
- Multivitamínico Vit Complex A-Z (Profit Labs)
- Osteo Bi-Flex Triple (Strength Lab) – para idosos
- Pharmaton Energy (Pharmaton)
- Polivitamínico Hemovital (Lauton Nutrition)
- Polivitamínico Mineral de A a Z NewNutrition (NewNutrition)
- Vita SuprAZ Mulher (União Química)
- Women’s Ultra Mega Energy & Metabolism (GNC Suplementos)
Além das vitaminas em farmácias você pode compor o mix de produtos com alimentos e suplementos, que também são itens correlacionados com vitaminas. Quem está em busca de vitaminas em farmácias geralmente vai se interessar por nutrição e produtos relacionados à saúde.
Alimentos para adultos mais vendidos em farmácias
- Ensure (Abbott)
- Nutren (Nestlé)
- Sustagem (Reckitt Benckiser)
- Glucerna (Abbott)
- Linea (EIC Brasil)
- Ninho (Nestlé)
- Nutridrink (Danone)
- Zero-Cal (Hypera Pharma)
- Fortifit (Danone)
- Redubío (Cimed)
Fonte: IQVIA
Além do público adulto, a nutrição para crianças deve ter um espaço no seu mix de produtos, visto que muitos mães e pais recebem prescrições médicas para complementar a dieta nutricional dos filhos, então o estabelecimento precisa ter uma linha de alimentos infantil em conjunto com vitaminas em farmácias.
Alimentos para crianças mais vendidos em farmácias
- Pediasure (Abbott)
- Sustagen (Reckitt Benckiser)
- Fortini (Danone)
- Neofort (Danone)
- Sustain (Danone)
- Nutren (Nestlé)
- Nutrini (Danone)
- Sustare (Olvebra)
- Chocokids (Essential Nutrition)
- Trophic (Prodiet Nutrição)
Fonte: IQVIA
4. Fazer a correta exposição das vitaminas em farmácias
Como as vitaminas são isentas de prescrição, elas podem ficar expostas na frente do balcão de farmácia. Use isso em benefício da exposição de produtos, pois normalmente as embalagens das vitaminas e suplementos já chamam bastante atenção das pessoas. Potencialize isso dando maior destaque para as vitaminas em farmácias!
- Umas das formas de expor vitaminas em farmácias é colocar sempre no “ponto de pega” das pessoas, que geralmente fica na altura das mãos, entre 1.20m à 1.60m;
- Também tome cuidado para que o nome das vitaminas e suplementos vitamínicos fique sempre virado para o consumidor, e nunca “escondido” na prateleira;
- Preste atenção em como estão iluminadas suas gôndolas e prateleiras, ambientes escuros ofuscam o interesse das pessoas em pegar os produtos expostos.
- A comunicação visual é outro elemento que desperta a atenção dos clientes, ela é feita por meio de banner ou mesmo o tabloide de ofertas para impulsionar as vendas de vitaminas em farmácias.
- Destaque as novidades em displays e “pontas de gôndolas”, como por exemplo as vitaminas em gomas para crianças, nutrição infantil e adulta;
- Faça a correta categorização antes de vender vitaminas em farmácias, por exemplo: crie seções com vitaminas indicadas para melhorar imunidade, para pessoas idosas, mulheres, etc.
- Você pode inclusive montar um planograma mesclando diversos produtos de categorias relacionadas, dessa forma é possível aumentar o ticket-médio da farmácia.
- Preferia ordenar os suplementos e vitaminas em farmácias por idade, por exemplo: indicado para crianças, adultos e idosos, ou também pelos benefícios de cada produtos;
- Ao expor nutrição infantil, você pode ordenar pela preferência dos nutricionistas ou pediatras, pois as mães costumam comprar os produtos indicadores por esses profissionais.
5. Agregar valor com outros produtos e benefícios
Normalmente as pessoas que buscam por vitaminas em farmácias ou suplementos alimentares mantém uma rotina de exercícios físicos, cuidados com o corpo e buscam melhorar a saúde. Nesse sentido você pode agregar valor oferecendo outros produtos que estão relacionados com a beleza.
Por exemplo:
Numa determinada seção você pode expor os produtos para cabelos junto com vitaminas que ajudam a combater a queda do cabelo.
» Lista dos produtos mais vendidos em farmácia de Higiene e Beleza
Evidentemente a maioria das pessoas não sabem que as Vitaminas D e E auxiliam o corpo a reduzir a queda e cabelo, então você deve comunicar esses benefícios aos clientes no momento certo quando fazer a abordagem durante o atendimento.
Deixe claro os benefícios das vitaminas para o público certo!
O cálcio é muito indicado para estimular as células ósseas, e geralmente pessoas de idade avançada costumam apresentar problemas nos ossos. Daí você pode estimular as vendas de Vitaminas que contenham Cálcio para o público da terceira idade. Aposte também nos produtos destinados para essas pessoas, como fixadores de dentaduras e fraldas geriátricas, que podem estar próximos na exposição.
Um outro público bem específico para multivitamínicos são as mulheres grávidas. Você pode salientar para as clientes que o Ferro, Zinco e Cálcio ajudam no período de gravidez, quando for fazer a venda de vitaminas em farmácias. Em paralelo ofereça produtos que satisfazem a necessidade dessas pessoas, como por exemplo itens femininos que estejam com alguma oferta na farmácia.
Para um público mais jovem que mantém uma rotina de exercícios em academias, ou mesmo pessoas mais velhas que querem manter a disposição, a Vitamina B12 é ótima para auxiliar o corpo a manter a energia. Ao vender vitaminas em farmácias você pode lembrar as pessoas desses benefícios, aumentando as chances de compra.
Lembre-se que as vitaminas em farmácias podem ser “combinadas” junto com alimentos e suplementos. Procure exaltar para o cliente que existem muitas opções para uma dieta nutricional, que vão além de vitaminas. Entender as necessidades dos clientes sempre é um bom ponto de partida para vender vitaminas em farmácias.
Preste atenção nas objeções na hora de vender vitaminas em farmácias!
Ao oferecer a vitamina e a pessoa não se interessar, verifique quais as objeções, isto é, o que está impedindo do cliente levar o produto para a casa. Muitas vezes o cliente está em busca de uma vitamina, mas o preço e formas de pagamento impedem de levar o produto.
Nesse momento, busque agregar valor para o cliente, de modo a negociar melhores condições de pagamento ou então algum desconto que somente o gerente pode liberar. Sempre existe uma margem de desconto, busque saber quais são as porcentagens que você como balconista consegue atingir para poder concretizar a venda.
Os clientes sabem que sua farmácia vende vitaminas?
Muitos consumidores ainda desconhecem que sobre a venda de vitaminas em farmácias e drogarias, alguns ainda pesam que somente lojas de suplementos comercializam esses produtos, então é preciso saber comunicar as pessoas que o seu mix de produtos também oferece vitaminas.
Uma boa alternativa de comunicação é usar as redes sociais da farmácia para divulgar as vitaminas, até mesmo veicular uma pequena tiragem do tabloide de ofertas com uma página exaltando os benefícios das vitaminas. Você pode colocar o caderno de ofertas junto com os pedidos para entrega, assim a pessoa passa a conhecer as vitaminas em farmácias.
Conclusão
Sem dúvida a venda de vitaminas em farmácias e drogarias tem crescido consideravelmente ao logos dos anos, e essa tendência deve se manter, principalmente pelo fato da população estar envelhecendo e também buscarem soluções para melhorar a qualidade de vida através da saúde.
Em meio a demanda você precisa estar preparado para vender vitaminas em farmácias, através do sortimento corretos dos itens, atendimento farmacêutico, prescrição e dispensação correta de vitaminas. Muito além disso, é necessário ter um sistema de farmácia para fazer o controle de estoque e a venda no PDV. Nesse sentido podemos te ajudar!
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