A Gestão de Drogaria desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer loja. Em um mercado farmacêutico ambiente altamente competitivo e regulamentado pelos órgãos sanitário, a capacidade de gerenciar de forma eficaz as vendas é essencial para garantir o crescimento do negócio e a satisfação do cliente.
Dito isso, uma boa Gestão de Drogaria começa pela Gestão de Vendas eficiente, que não se trata apenas de aumentar as vendas, mas também de melhorar a experiência do cliente, otimizar o estoque e garantir que o cliente sempre tenha a melhor experiência no balcão da farmácia.
Neste artigo, demonstramos a importância da Gestão de Drogaria no contexto das vendas na farmácia, destacando as principais estratégias que podem ser utilizadas para analisar a saúde das vendas. Avance a leitura para conferir!
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O que você quer ler primeiro?
O que é Gestão de Vendas em Drogarias?
Gestão é a metodologia utilizada para se alcançar determinado objetivo dentro de uma empresa. A Gestão utiliza vários métodos e recursos para atingir um objetivo. O sistema de automação é um exemplo de recurso usado pela Gestão.
Caso você queira se aprofundar mais nesse assunto, recomendamos a leitura do artigo: Entenda a diferença entre Administração e Gestão em Farmácia.
Falando especificamente sobre Gestão de Vendas, ela acontece quando uma metodologia (modo de trabalho, assim por dizer) é usada na área de Vendas dentro da empresa.
Qual a importância da Gestão de Vendas na Drogaria?
A Gestão de Vendas desempenha um importante papel na Gestão de Drogaria, ajudando os proprietários e gestores de farmácia a tomar decisões embasadas em dados, assim, tomar decisões estratégicas para melhorar o desempenho do negócio.
Para melhor exemplificar a importância da Gestão de Vendas, listamos abaixo as principais razões para que ela seja aplicada em sua loja:
Acompanhamento da lucratividade
Na Gestão de Vendas, especificamente quando se faz a Análise de Vendas, permite que você avalie o desempenho financeiro da drogaria, monitorando a receita gerada pelas vendas.
Isso é essencial na Gestão de Drogaria para garantir que a drogaria seja lucrativa e atinja suas metas de vendas.
Identificação de Tendências de Mercado
Ao olhar para os dados de vendas da sua loja ao longo do tempo, você pode identificar tendências de mercado e sazonalidades.
Dessa forma, pode então, ter uma melhor previsão de demanda, logo, ter tempo hábil para se preparar para períodos de pico ou queda nas vendas.
Auxílio na Gestão de Estoque
A Análise de Vendas dentro da Gestão de Drogaria contribui para que o estoque esteja sempre saudável, isto é, ajuda a determinar quais produtos estão vendendo bem e quais não estão.
Logo, o gestor pode otimizar o estoque, evitando excesso de estoque ou falta de produtos essenciais (furo de estoque).
Além disso, a Gestão de Drogaria embasada na Análise de Vendas apoia fortemente as decisões de compra, no sentido de que com dados sólidos de vendas, você pode tomar decisões sobre quais produtos comprar, em que quantidade e com qual frequência.
Análise da Eficácia de Ofertas e Promoções
A Gestão de Drogarias pode dizer ao gestor, quando analisado as vendas, se uma determinada promoção ou oferta obteve êxito.
Em outras palavras, ao olhar os resultados de promoções e descontos, você pode saber quais estratégias de marketing foram mais eficazes em atrair clientes e impulsionar as vendas da sua loja.
Tomada de Decisões Estratégicas mais assertivas
Com base nos dados de vendas, você pode tomar melhores decisões estratégicas, deixando “achismos” de lado para assumir um melhor posicionamento acerca de dados concretos.
Por exemplo: decisões de “Eu acho que fazendo assim…” será substituída por “Conforme os dados analisados, será melhor fazer assim…”.
Gestão de Drogaria: Como fazer Análise de Vendas
A seguir listamos algumas das melhores estratégias que podem ser usadas pelo gestor ou dono de farmácia para analisar as vendas de sua loja.
Como exemplo, trouxemos os recursos e ferramentas do sistema InovaFarma para melhor exemplificar, usando como base uma farmácia fictícia em operação.
Dashboard de Análise de vendas
Para quem não está familiarizado com o termo Dashboard, pense nele como sendo um painel de controle digital que mostra diversas informações importantes de forma visual e fácil de entender. Quando você entra no seu carro e olha para o velocímetro, está na verdade observando o “dashboard do automóvel”.
Na Gestão de Drogaria é a mesma coisa, porém, você vai olhar para dentro do sistema da sua farmácia, que irá mostrar gráficos, tabelas e indicadores para apresentar dados de maneira clara, ajudando você a tomar decisões com base nessas informações de forma rápida e eficaz.
No Dashboard podemos Analisar:
- Resumo de Vendas;
- Vendas por grupos de produtos;
- Quantidade de vendas no período;
- Vendas por Tipo de Pagamento;
- Produtos Mais Vendidos.
Resumo de Vendas
O Resumo de Vendas oferece uma visualização rápida para o gestor de drogaria, de modo a apresentar os principais números relacionados as vendas da farmácia em um determinado período selecionado. É possível ver facilmente:
- Vendas Líquidas;
- Lucro Bruto;
- Média Diária de Vendas
- Clientes Atendidos;
- Ticket Médio;
- Vendas Emitidas;
- Projeção de Vendas.
Vendas por grupos de produtos
Sob a ótica da Gestão de Drogaria, visualizar as Vendas por Grupos de Produtos permite ao gestor saber qual grupo (Genéricos, Similares, Referência, Éticos, Perfumaria, etc) está “performando” melhor na loja e com isso identificar o perfil de compra dos clientes.
No exemplo abaixo notamos que a farmácia está com uma alta demanda por medicamentos genéricos em um dado período do ano:
Ao saber desses dados podemos levantar algumas hipóteses:
- os clientes tem menor poder de compra, visto que genéricos são cerca de 35% mais baratos;
- os atendentes da farmácia estão oferecendo genéricos aos clientes ao invés de outros produtos;
- a farmácia pode ser uma das únicas opções da região com estoque de medicamentos genéricos;
- os clientes preferem comprar medicamentos genéricos na farmácia por algum motivo;
- o preço dos medicamentos genéricos são os mais baixos da região;
- foi realizada alguma campanha de marketing, ação de vendas para genéricos.
Notou quantas informações podem ser levantadas apenas observando um único gráfico de Análise de Vendas? Certo, mas quais atitudes tomar sabendo dessas informações? Para isso precisamos analisar mais dados.
Quantidade de vendas no período
Qual o dia e horário que mais produtos são vendidos na sua loja? Para responder essa pergunta, basta que o gestor de farmácia olhe para o gráfico Quantidade de Vendas no Período.
Nele é possível detectar sazonalidades de vendas, isto é, em quais dias e horário existem uma alta de demanda por vendas.
No exemplo que trouxemos, repare que em um determinado período do ano existe um aumento de vendas na farmácia nos dias de Terça-Feira no período da tarde e Sexta-Feira no período da manhã.
Sabendo disso, então, podemos tomar algumas decisões na Gestão da Drogaria, como:
- realocar colaboradores em dias e horários de menos movimento;
- realizar a escala de almoço dos colaboradores nos horários com menos movimento;
- escolher um dia e horário com menos clientes para fazer balanço de estoque;
- fazer uma promoção em produtos para atrair mais pessoas nos dias de menor movimento;
- ajustar o horário de atendimento (não há necessidade de abrir à noite, pois não há vendas suficientes);
Vendas por Tipo de Pagamento
A métrica de Venda Por tipo de Pagamento é uma possibilidade dentro da Gestão de Drogaria de visualizar qual a preferência de pagamento dos clientes.
Acompanhe na imagem que ilustra o Dinheiro como sendo a principal forma de pagamento da farmácia, no exemplo abaixo:
Saber disso é importante pelo fato de impactar diretamente no fluxo de caixa da loja. O fluxo de caixa, de forma geral, é a quantidade de dinheiro que a farmácia tem disponível em seu caixa.
E qual a vantagem de ter dinheiro “vivo” no caixa da farmácia? Muitos! Sem dúvida, o principal deles é negociação com fornecedores.
Quando se negocia a compra de medicamentos, pagamentos à vista em dinheiro, normalmente tem grandes descontos dos distribuidores e laboratórios farmacêuticos.
Daí, com um grande desconto na hora da compra, a farmácia tem um maior lastro para poder aplicar descontos na hora da venda, assim, ter um preço bem mais competitivo no mercado, gerando um aumento nas vendas.
Por outro lado, represar muito dinheiro no caixa da farmácia também não é uma boa escolha, visto que esse dinheiro poderia ser aplicado em melhorias estruturais no próprio prédio da farmácia, como gôndolas e prateleiras, melhorias na fachada da farmácia, atualização de parque de equipamentos, ou aplicações financeiras que podem gerar bons dividendos para a loja.
Bem, podemos, então, como gestor de drogaria, atuar da seguinte forma:
- realizar uma boa negociação de compras para obter descontos no pagamento à vista;
- utilizar uma parte do dinheiro em caixa para expandir o público da farmácia por meio de crediário próprio;
- reservar uma parte do dinheiro para promover a atualização da farmácia (mobiliário, layout, treinamentos);
- reservar uma percentagem do dinheiro para investir em aplicações rentáveis para a farmácia;
Produtos Mais Vendidos
Continuando com a Análise de Vendas na Gestão de Drogaria vamos agora verificar qual o produto mais vendido na loja. No exemplo a seguir, podemos concluir que o medicamento Paclitaxel foi quem teve maior saída no período analisado.
Para saber mais sobre esse comportamento, temos que olhar para as características do produto Paclitaxel. Segundo a bula do medicamento, o Paclitaxel é indicado para o tratamento de câncer de mama; câncer e não-pequenas células de pulmão e também usado como segunda linha no tratamento de sarcoma de Kaposi relacioado à AIDS.
Conhecendo o perfil do medicamento mais vendido podemos cruzar essa informação com os demais dados que já obtivemos.
Sabemos que o Medicamentos Genéricos são o grupo mais comercializado na farmácia e que o medicamento Paclitaxel é o produto mais vendido.
Logo, podemos concluir que: existe uma alta demanda na região por medicamentos de combate ao câncer, sendo geralmente muito casos, o que leva a população a buscar alternativas, como medicamentos genéricos, que são mais baratos.
E quais conclusões podemos tirar disso tudo?
O perfil dos clientes quem compram nessa farmácia, segundo os dados analisados, são de pessoas que preferem pagar à vista (provavelmente para terem mais desconto), buscam por medicamentos genéricos para o tratamento de doenças relacionados ao câncer (sendo o Paclitaxel campeão de vendas) e preferem comprar no período da tarde ao longo de segunda a sexta-feira.
Conclusão
A Gestão de Drogaria desempenha um papel decisivo no sucesso da loja, fornecendo informações valiosas para melhorar as tomadas de decisões, impactando diretamente sua saúde financeira, eficiência operacional e a satisfação dos clientes.
Uma boa Análise de Vendas na Gestão de Drogaria contribui para o crescimento do negócio, mas também permite que a drogaria atenda às necessidades dos seu público de maneira mais eficiente, uma vez que consegue fornecer dados sobre os hábitos de compras dessas pessoas.
Portanto, é fundamental que dono e gestor reconheçam que investir em Gestão de Drogaria não se resume apenas em uma estratégia inteligente, mas uma necessidade para o sucesso sustentável do seu negócio.
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