Suplementos para vender na farmácia já deixaram (a muito tempo) de serem produtos de atletas. Hoje, eles já se popularizaram entre as pessoas comuns, que buscam, principalmente, mais qualidade de vida e bem-estar.
Ao “furar a bolha” dos atletas, os suplementos caíram no gosto popular, e são amplamente procurados em farmácias e drogarias por pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, pessoas mais idosas, por mulheres que desejam melhorar a aparência e por aí vai!
Como visto, o público dos suplementos se diversificou ao longo dos anos, o que na prática é ótimo para os estabelecimentos comerciais, que podem, inclusive, lucrar mais com a vendas desses produtos no seu mix.
E para que você entenda melhor esse mercado, quais são as marcas e suplementos mais procurados, além de sanar as principais dúvidas relacionadas ao tema, trouxemos esse artigo completo. Confira!
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O que você quer ler primeiro?
O que é um suplemento?
É todo produto alimentar desenvolvido por laboratório afim de complementar uma dieta, fornecendo para o indivíduo nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, em concentrações específicas para cada paciente.
Lembrando que eles não substituem as necessidades do corpo, justamente por isso é um “suplemento” para alimentação.
A título de curiosidade, as vitaminas são substâncias orgânicas essenciais para o funcionamento adequado do organismo. São elas que desempenham papéis importantes em várias funções corporais, como:
- correto funcionamento do metabolismo;
- ajuda na produção de energia;
- ajuda na função imunológica;
- contribui para a saúde dos ossos e dos tecidos;
- atua na manutenção do sistema nervoso; e
- fornece proteção contra danos causados por radicais livres.
Os suplementos podem ser encontrados em diferentes formas nas farmácias e drogarias, como por exemplo:
- barras energéticas;
- cápsulas;
- comprimidos;
- gomas de mascar;
- líquidos; e
- pós.
Geralmente, as pessoas que mais procuram esses itens são aquelas que buscam suprir deficiências nutricionais específicas, como a falta de vitamina D, vitamina C, vitamina B12, ferro, zinco, entre outros nutrientes.
Suplementos são medicamentos?
Não. Os suplementos não são considerados medicamentos pois não têm a finalidade de tratar, curar ou prevenir doenças.
Os suplementos são classificados como alimentos, estando sujeitos a regulamentações sanitárias específicas do órgão sanitário para sua comercialização.
A farmácia pode vender suplemento?
Sim. Conforme estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabeleceu o Marco Regulatório dos Suplementos Alimentares através das RDCs (Resoluções da Diretoria Colegiada) números 239, 241, 242 e 243; além da IN (Instrução Normativa) nº 28/2018.
Dessa forma foram enquadrados em 6 categorias de alimentos e 1 categoria de medicamento na nova denominação de suplementos alimentares:
- suplementos de vitaminas e minerais;
- substâncias bioativas e probióticos;
- novos alimentos e novos ingredientes;
- alimentos com alegações de propriedades funcionais e de saúde;
- suplementos para atletas;
- complementos alimentares para gestantes e nutrizes; e
- medicamentos específicos sem prescrição médica
Precisa de receita para vender suplemento na farmácia?
Na maioria dos casos não. Embora os suplementos possam ser adquiridos sem a necessidade de receita médica, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista, antes de “tomar” qualquer tipo de suplemento.
Somente profissionais de saúde devidamente habilitados podem avaliar as necessidades individuais, para então fornecer a melhor orientação sobre a escolha adequada de suplementos.
Vale destacar, que o corpo humano tem um “limite” para a absorção, logo, inserir suplementos em demasia pode, inclusive, prejudicar a saúde.
Vale a pena vender suplemento na farmácia?
Segundo matéria do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade), citando dados do Euromonitor International, é estimado que o Brasil atinja anualmente 400 milhões de dólares em venda de suplementos alimentares.
Ainda segundo a revista Guia da Farmácia, nos últimos 5 anos, os suplementos vitamínicos tiveram um resultado muito positivo de crescimento, na casa dos 45,62%.
Para se ter uma ideia do tamanho do potencial de vendas, conforme números do laboratório Pfizer, são mais de 200 marcas de multivitamínicos presentes no mercado de varejo farmacêutico.
Qual o preço dos suplementos vendidos em farmácia?
O preço médio dos suplementos vendidos nas farmácias e drogarias podem variar bastante, dependendo da marca, do tipo de suplemento e do tamanho da embalagem.
No entanto, é possível encontrar nas lojas suplementos mais básicos, como multivitamínicos e suplementos de vitaminas isoladas, com preços mais acessíveis, variando entre R$ 30,00 a R$ 100,00.
Agora, quando falamos de suplementos de proteína, como o famoso Whey Protein, o preço médio pode ter uma faixa mais ampla, dependendo da qualidade, da marca e quantidade de proteína por porção, podendo ser vendidos entre R$ 60,00 a R$ 300,00. Em alguns casos, até mais que isso!
Já para os suplementos pré-treino e intra-treino, que são formulados para melhorar o desempenho antes e durante o exercício físico, também podem ter uma variação de preço considerável, entre R$ 80,00 a R$ 300,00.
Lembrando, é claro, que os valores mencionados aqui nesse texto são uma média mercadológica, tudo vai depender de fatores, como região localizada da farmácia, margem de lucratividade, promoções e ofertas, qualidade e quantidade do produto, entre outros.
Quer aprender a fazer a precificação dos produtos aí na sua farmácia? Então não perde tempo, acessa agora o artigo: Formação de preço de venda – entenda como fazer a precificação dos produtos na farmácia.
Suplementos tem PMC – Preço Máximo ao Consumidor?
Não. O que acontece é que alguns medicamentos possuem o PMC (Preço Máximo ao Consumidor), que é um valor máximo estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio de sua autarquia, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para a venda desses produtos.
Porém, os suplementos não são considerados medicamentos, mas sim alimentos, e, portanto, não possuem um PMC definido pela CMED.
Na prática, os preços dos suplementos, normalmente, são definidos pelo fabricante, distribuidores e revendedores, e claro, pela margem de lucro do estabelecimento final de varejo, como farmácias e drogarias. É justamente por esse motivo que os suplementos são ótimos produtos para se obter boa margem de lucro.
Quais suplementos vender na farmácia?
Abaixo listamos os principais suplementos e vitaminas que costumam ser mais procurados pelos consumidores, e devem fazer parte do mix de produtos oferecidos pela sua loja:
Lista de vitaminas e suplementos para vender na farmácia
- Colágeno
- Creatina
- Whey Protein
- Zinco
- Glutamina
- Ácido fólico
- Vitamina C
- Vitamina D
- Magnésio
- Óleo de linhaça
- Óleo de peixe
- Ômega-3
- Ashwagandha
- Astaxantina
- BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada)
- Beta-alanina
- Biotina
- Cálcio
- Caseína
- Coenzima Q10
- Ferro
- Ginseng
- Glucosamina
- Lactobacillus acidophilus
- Lactobacillus rhamnosus
- L-arginina
- L-carnitina
- L-teanina
- Luteína
- Melatonina
- Multivitamínicos
- Óleo de prímula
- Probióticos
- Resveratrol
- Resveratrol
- Saw palmetto
- Selênio
- Tribulus terrestris
- Triptofano
- Vitamina A
- Vitamina B complexa
- Vitamina B12
- Vitamina B12 (cobalamina)
- Vitamina B3 (niacina)
- Vitamina B5 (ácido pantotênico)
- Vitamina B6
- Vitamina B7 (biotina)
- Vitamina B9 (ácido fólico)
- Vitamina D3
- Vitamina E
- Vitamina K
- Vitamina K2
Confira também a lista das principais marcas de suplementos mais conhecidas pelo consumidor. Muitos produtos dessas marcas podem ser vendidos no seu estabelecimento farmacêutico:
Principais marcas de suplementos
- Integralmedica
- Probiótica
- Max Titanium
- Atlhetica Nutrition
- Optimum Nutrition
- Dymatize
- BodyAction
- Universal Nutrition
- Nutrex
- Nature’s Best
- Growth Supplements
- Black Skull
- MusclePharm
- Midway Labs
- Performance Nutrition
- VPX Sports
- Bodybuilders
- Sundown Naturals
- DNA Suplementos
- Nutrata
- Maxinutri
- Body Nutry
- Power Supplements
- New Millen
- Vitafor
- 3VS Nutrition
- Pro Corps
- Sanibras
- Essential Nutrition
- Nature’s Bounty
- Vitafor
- New Millen
- Arnold Nutrition
- Vita Seiva
- Max Power
- Rakkau
- Iridium Labs
- Bodygenics
- Performance
- Fitoway
- PowerFoods
- Katigua
- Apisnutri
- Fito Naturais
- Sanavita
- Max Titanium
- Optimum Nutrition
- Essential Nutrition
- Vitafor
- Atlhetica Nutrition
- Dymatize
TOP 10 fabricantes de suplementos
Proteína
O subsegmento de proteína registrou receita de R$ 326 milhões em 2024. As três primeiras respondem por 41% do faturamento.
FABRICANTE | VENDAS (EM MILHÕES DE R$) |
Integralmedica | 56,8 |
Supley | 42,4 |
Dux Nutrition | 33,6 |
Black Skull | 28,6 |
Probiotica | 24,3 |
Vitafor | 19,6 |
Aché | 16,8 |
Equaliv | 11,3 |
Cimed | 11,3 |
Lapon | 5,6 |
Outros | 67,1 |
Creatina
A creatina contabilizou R$ 190,3 milhões em faturamento no período de 2024.
FABRICANTE | VENDAS (EM MILHÕES R$) |
Integralmedica | 68,9 |
Dux Nutrition | 37,9 |
Supley | 23,7 |
Pague Menos | 7,9 |
Health Labs | 7,3 |
Equaliv | 7,3 |
Vitafor | 5,5 |
Probiotica | 5,2 |
Cimed | 4,6 |
Black Skull | 3,4 |
Outros | 16,1 |
Barrinha de proteína
Novos players disputam as três primeiras colocações e detêm 59% de market share. A Integralmedica está tranquila na dianteira, mas Bold Snacks e Danone acirram a briga pelo segundo posto.
Esta última parece apostar fichas altas na categoria e cresceu mais de 2.600% em um ano.
FABRICANTE | VENDAS (EM MILHÕES R$) |
Integralmedica | 51,9 |
Bold Snacks | 25,1 |
Danone | 17,3 |
Nutrata | 12 |
Dux Nutrition | 10,7 |
Supley | 9,3 |
Atlhetica Nutrition | 6,8 |
Black Skull | 4,6 |
Bio2 Organic | 3,2 |
Banana Brasil | 2,4 |
Outros | 15,1 |
O atendente de farmácia pode recomendar um suplemento?
Essa questão é bem polêmica e já ganhou os holofotes da mídia, inclusive com matérias veiculadas em grandes emissoras de TV.
O caso é que muitos laboratórios ou mesmo a própria farmácia incentiva a venda de suplementos, através de bonificações ou prêmios para os melhores vendedores.
A prática de colocar um prêmio ou bônus para o atingimento de metas não é ilegal, no entanto, é preciso que o balconista não pratique venda casada ou mesmo induza o consumidor à comprar determinado produto. Essa prática foi “apelidada” de empurroterapia.
Conclusão sobre suplementos em farmácia
Em resumo, podemos perceber que a adesão no mix de produtos por suplementos é positivo para farmácias e drogarias que desejam expandir os lucros.
Visto que, suplementos não costumam ter PMC, isto quer dizer que a margem de lucro é definida pela loja, sem interferência do governo.
Além disso, esses itens normalmente não precisam de receita para serem vendidos, e por fim, possuem alta demanda de pessoas que cada vez mais procuram alternativas para se manterem em forma e com qualidade de vida.
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